Mallu Ferreira apresenta “A Arte de produzir bonecos e sua manipulação: a estética e a plástica dos bonequeiros de Porto Velho/RO”

A arte de criar bonecos tem sido uma antiga forma de representação humana. Segundo Mallu Ferreira, professora, produtora de audiovisual, apaixonada pela cultura e história de Porto Velho e autora do projeto aprovado pela Lei Aldir Blanc “sua modelagem e plástica encanta pela diversidade e originalidade de cada boneco produzido. É uma arte que permanece artesanal e guarda as impressões simbólicas de seu criador. Juntamente com a criação do boneco, vem o processo de dar-lhe vida, que é conduzido por meio da manipulação, que pode ser feita utilizando diferentes ferramentas como cordas, madeiras entre outros objetos.” diz Ferreira
“Portanto, bonecos são a materialização de personagens que pretendem assumir uma personalidade ligada à história contada e também, às suas características físicas. Quando se constrói um boneco de modo específico, seja para o cinema, seja para o teatro, o criador internamente projeta uma história que envolve o universo do boneco, assim é traçado o perfil psicológico do personagem em questão.” complementa a artista.
Tendo como proposta salvaguardar por meio de um registro documental, ou seja, uma produção literária, o trabalho desses profissionais que produzem e criam elementos artísticos na cidade de Porto Velho, RO, procuramos dar ênfase aos grupos de artistas locais que trabalham com a criação de bonecos a partir de suas diferentes técnicas, bem como a plástica de produzir e manipular. Trazendo relatos transcritos dos bonequeiros, artistas que trabalham com a produção de teatro de corpo e teatro de bonecos, o livro pretende contribuir enquanto material inédito que divulgue a importância da profissão no contexto artístico, crítico e cultural.
Desse modo, o projeto foi dividido em duas etapas, sendo a primeira no formato e-book, afim de proporcionar um melhor alcance de divulgação e a segunda em livro físico que será distribuído nas escolas da capital.
“A Arte de produzir bonecos e sua manipulação: a estética e a plástica dos bonequeiros de Porto Velho/RO, é um projeto fomentado pela Lei Federal Aldir Blanc (Lei no 14.017-2020), Governo do Estado de Rondônia, por meio da Superintendência Estadual da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer de Rondônia (SEJUCEL), pelo Edital 1o Edição Alejandro Bedotti (n 83/2020/SEJUCEL-CODEC).

Daí, o que você acha disso ?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.