Minha avó sempre gostou muito de ler livros. Talvez por isso que ela sempre foi muito boa em contar histórias. Eu me lembro que quando eu era pequeno, a parte mais divertida de visitar meus avós era ouvir as histórias que ela tinha para contar.
Cresci e ficar ouvindo minha avó contar histórias já parecia coisa de criança demais. Mesmo assim, eu ia para a casa dela pra pegar seus livros emprestados. Ela estava sempre com um novo e, ao terminar, muitas vezes já deixava separado para mim.
Anos depois, eu já adulto, não via minha vó há um tempo. Eu ia reencontrá-la em seu aniversário de 80 anos, então pensei que deveria dar um presente perfeito. Por isso, fui à livraria e comprei três livros que eu tinha certeza que ela ia gostar.
Em seu aniversário, fui todo feliz e ansioso para dar os livros a ela. Ela se emocionou, ficou muito feliz, mas disse: “Meu filho, eu gostei muito mesmo. Mas eu não posso ficar com eles. Acontece que a sua avó está com a visão muito ruim e não consegue mais ler livros”.
Aquela notícia me deixou extremamente triste. Não porque ela não poderia aceitar meus presentes, mas porque minha vó não podia mais fazer a coisa que ela mais gostava: ler.
:*)