A programação desta terça à noite, 26 de junho no 3º Curta Amazônia traz um filme convidado que retrata a luta e resistência de duas tribos no Amazonas. Imperdível, porque retrata pontos importantes na política públicas de resistência dos povos indígenas em relação as políticas adotadas pelo homem branco. No documentário “HIANHEKHETTI Sabedoria Baniwa” com tempo de 21 min e finalizado em 2011, foi realizado em Tunuí Cachoeira, rio Içana, lideranças indígenas avaliam 20 anos de luta dos povos Baniwa e Coripaco. O que conquistaram e as mudanças que ocorreram na sua cultura. O momento atual exige reflexão para a retomada do movimento indígena rionegrino. Em março de 2011 a Assembléia Geral Baniwa e Coripaco debate as políticas públicas para a saúde e a educação e projetam uma nova estratégia política para o futuro do movimento.
“Vejo a importância deste vídeo tanto para quem não é indígena, para indígenas e principalmente para nós Baniwa e Coripaco. Fico feliz por esse registro tão importante para o momento da nossa história no Brasil. Vamos continuar lutando!!!” diz André Fernando Baniwa.
Com direção, roteiro e produção de Stella Oswaldo Cruz Penido, fotografia e som de Pauliran Freitas, montagem de Alexandra Carias, trilha sonora original flautas Baniwa, apoio de Videosaude – ICICT – Fiocruz, CABC – Coordenação de Associações Baniwa e Coripaco, o filme é uma realização da Casa de Oswaldo Cruz – Fiocruz.
‘Vejo a importância deste vídeo tanto para quem não é indígena,
_____________________________________________________
para indígenas e principalmente para nós Baniwa e Coripaco.”
(Bacana essa visão. Eu também vejo grande significado aí! Rede de Indra/Somos todos Um/Efeito Borboleta/Teoria do Caos…etc…etc..)
Pode se pensar que não se tem nada a ver com o assunto. Mas se está inserido no contexto.
Ajuda-se (às vezes) até forma insconscientemente.:
“É exatamente esta a proposta do site da campanha da FecomercioSP, SESC-SP e SENAC São Paulo: mostrar como as pessoas ajudam as outras através de seus hábitos de consumo.
Pra começar você pode participar de um quiz, que fica no site http://www.simeusei.com.br/quiz” Fonte: R.Hermann.
ou vibra-se com:
ONU premia programa Chapéu de Palha Mulher, do governo de PE
“Elas tiveram uma visão de conhecimento na vida delas, onde procuraram ser mais independentes, com mais autonomia e dignidade ao ganhar seu próprio dinheiro”, diz a presidente da Associação, Maria de Lourdes dos Santos.
(e-mail do Clóvis Ático).
Motivos a gente têm! É só se dispor a começar a aplaudir…