Jason de Caires Taylor e a Evolução Silenciosa

Pôster do YouTube

Cancún, na costa leste mexicana, ganhou mais uma atração: uma instalação subaquática com cerca de 200 figuras humanas , “A Evolução Silenciosa“, do artista inglês Jason de Caires Taylor. Localizada no fundo do mar do Parque Nacional Costa Ocidental de Isla Mujeres, Punta Cancún e Punta Nizuc a obra ocupa 150 metros quadrados  pesa cerca de 70 toneladas. Esculturas confeccionadas em cimento foram colocadas sobre o leito do mar ao largo da Península de Yucatanlitoral do México, nas proximidades de Cancún. O conjunto é denominado Museo Subacuatico de Arte. As esculturas de pessoas exprimem as expressões das próprias comunidades locais e procuram representar as mudanças de geração, desde os Maias até o multifacetado mundo moderno. Os turistas podem transitar por essa linha do tempo com equipamento de mergulho, submarinos ou embarcações de fundo transparente.

A oposição entre “incentivo ao turismo” e “preservação ambiental” pode até parecer inevitável. Nesse contexto, porém, o trabalho de Taylor traz alguma esperança. É justamente disso que trata uma das obras,  “A Jardineira da Esperança” , uma jovem latina observando sua coleção de vasos, cujas “flores” foram  cultivadas com fragmentos de corais vivos, recolhidos de recifes danificados.

Esse é o diferencial do trabalho do inglês em relação a outros escultores do gênero. Em vez de brigar com a ação da natureza, o artista procura incorporá-la a suas obras. Os materiais utilizados, além de não prejudicarem o meio ambiente, favorecem a multiplicação da vida marinha.

O parque de esculturas deverá atrair a atenção dos turistas de modo que a pressão sobre os recifes naturais será amenizada ao mesmo tempo em que serão criadas condições favoráveis para o surgimento de novos pontos de concentração de vida marinha pois permitem a recuperação dos recifes de corais naturais, já que desviam parte do fluxo de mergulhadores.

Ainda há vida inteligente no planeta… O site do artista é  (www.underwatersculpture.com)

-30.027704-51.228735

1 pensou em “Jason de Caires Taylor e a Evolução Silenciosa

  1. norma7 – Rio de Janeiro - Brasil
    norma7

    A primeira vez que li s/o projeto não foi apresentando de maneira tão completa. Em agradecimento : _/\_ (*)

    (*) – Gasshô é uma expressão que significa “mãos em prece”, respeito, confiança e devoção.
    Fique bem!

    Responder

Daí, o que você acha disso ? Cancelar resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.