A Bolívia é aqui : Centro Cultural Boliviano será lançado dia 6 de maio em Porto Velho

Por Júlio Yriarte

A Bolívia se constitui num Estado Unitário e Social de Direito Plurinacional Comunitário, livre, independente, soberano, democrático,intercultural, descentralizado e com autonomias. Bolívia funda-se no pluralismo político, econômico, jurídico, cultural e lingüístico, dentro do processo integrador do país.

Em Porto Velho, Estado de Rondônia, desde remotas épocas,que residentes e descendentes bolivianos manifestam fragmentadamente a vontade de organizarem-se juridicamente para dar vazão e divulgação a aspectos ligadosàs tradições, história, cultura e costumes do seu país, bem como: incentivar intercâmbios bi-laterais em diferentes e possíveis áreas. Muitas e diversas foram as tentativas de antigos companheiros na busca da formalização, todas, infrutíferas. É chegada a hora e a boa oportunidade para finalmente alcançar e consagrar a tão esperada organização social, jurídica, fraternal e política da comunidade boliviana que reside e trabalha aqui  na Capital rondoniense.

Assim, após inúmeros formais e informais encontros, eis que surge com toda sua força e motivação o CCB– Centro Cultural Boliviano, Organização da sociedade civil sem fins lucrativos e que tem entre suas principais finalidades: salvaguardar e difusão da cultura boliviana, exercício e promoção de atividades esportivas, culturais, de saúde e de assistência social, assistência jurídica em diversas especialidades, proposição de convênios com outras entidades regionais, nacionais e estrangeiras, públicas e privadas, oferta de cursos diversos para comunidades carentes, interação permanente com pessoas e grupos sociais rondonienses, legalização de situações migratórias de cidadãos que se encontram em situação irregular no Brasil, entre outros serviços à comunidade.

No próximo dia 6 de maio de 2012 (domingo) no Clube Kabana´s, a partir das 11 hs da manhã o CCB – Centro Cultural Boliviano realiza sua primeira atividade em Porto Velho: festa de lançamento, festival de culinária boliviana, registro de novos membros e apresentações artísticas com participação voluntária de artistas do quilate de Juanito da harpa e seus filhos Álisson e Adson, Duo Pirarublue – Sandro e Gioconda, Carlos Guery e Julio Yriarte,Paulinho Rodrigues, Caté Casara e Uru Eu Wau Wau, Cristina Pontes, Chagas Peres, Carlos Campos, Juan Carlos Boado, Caio Marin e Pedro Wanderlei. O acesso é livre e o convite é para todos os cidadãos de Porto Velho, independentemente de raça, cor, credo, gênero ou nacionalidade. O CCB – Centro Cultural Boliviano receberá entre seus membros, residentes, ascendentes e descendentes bolivianos, e, cidadãos brasileiros que tenham afinidade com a cultura do país.

3 pensou em “A Bolívia é aqui : Centro Cultural Boliviano será lançado dia 6 de maio em Porto Velho

  1. JULIO YRIARTE

    Olá, meu nome é Julio Yriarte e sou sócio fundador do Centro Cultural Boliviano em Porto Velho. Meu comentário é o seguinte: Só agora, 25.01.2017 que me deparei com o artigo acima: A Bolívia é aqui : Centro Cultural Boliviano será lançado dia 6 de maio em Porto Velho. Me surpreendi levemente, porque eu sou autor do texto e não aparece o crédito autoral. Evidentemente que não houve má-fé, apenas omissão, eis que ninguém assinou como autor. À época do lançamento, além desse texto, fui responsável pelos textos do Cerimonial e do Discurso do Presidente, além da idealização e controle da Programação Cultural desenvolvida, juntamente com Paulo Rodrigues e Carlos Guery. Só para registro!

    Responder
    1. bertagna Autor do post

      Caro Julio. O texto chegou a mim sem o nome do seu autor. Mas está imediatamente corrigido e lamento o desconforto que isso pode ter lhe causado. abs

      Responder
  2. márcio

    alguem tem os contatos do centro cultural boliivano aqui em porto velho, fone endereço e representante?
    Márcio

    Responder

Daí, o que você acha disso ?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.