O governo de Rondônia lançará programa estadual de superação da extrema pobreza em parceria com o Plano Brasil Sem Miséria. O anúncio foi feito em Brasília, durante reunião entre a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello e o governador Confúcio Moura. A ministra deverá comparecer ao lançamento do programa de Rondônia, previsto para 1º de setembro.
O programa estadual prevê a complementação de recursos às famílias que recebem o Bolsa Família no estado. Muitas delas, apesar de receberem benefícios do programa, continuam na miséria, uma vez que a renda por pessoa da família fica abaixo de R$ 70 – valor da linha de miséria estabelecido pelo Governo Federal. Outra ação prevista é o fortalecimento da agricultura familiar, por meio de compras públicas e privadas. Em Rondônia, quase 54% da população extremamente pobre vive em áreas rurais. Dados do Censo 2010 indicam que mais de 120 mil pessoas vivem abaixo da linha de pobreza em Rondônia.
O governador também anunciou a criação da Bolsa Guaporé (em homenagem ao Rio Guaporé), que será destinada a pessoas extremamente pobres para a conservação dos recursos naturais do estado, como reservas extrativistas e florestas. A iniciativa funcionará a exemplo da Bolsa Verde, do plano nacional de superação da extrema pobreza.