Conviver com Eduardo foi um privilégio

Por Fátima Cleide

“…Sentinela sou, do corpo deste meu irmão que já se vai, revejo nesta hora tudo que ocorreu, memória não morrerá. Longe, longe, ouço esta voz que o tempo não levará” (Milton Nascimento)

Desde o dia 11 de março o mundo girou aos meus pés. Agradeço em nome de minha família (Silva e Valverde) e da família PT/RO o carinho e o reconhecimento de todas as entidades da sociedade civil, de personalidades políticas e civis, dos amigos e militantes do PT quanto ao meu querido amigo, companheiro e dirigente EDUARDO VALVERDE, esse que para mim sempre será parceiro das práticas corretas, da ética e dignidade na Política.

Valverde, além de companheiro de Partido, de lutas e de sonhos era também um membro da minha família, casado com Mara Regina, minha prima de primeiro grau. Minha vida ao seu lado foi trilhada por décadas com base na solidariedade, no respeito às diferenças e na construção de uma sociedade justa e igualitária.

Minhas palavras, portanto, serão sempre poucas diante da intensidade de nossa relação política e, sobretudo, de parceria e de muita amizade.

Juntos a Anselmo de Jesus, por 8 anos representamos com muita dignidade o Estado de Rondônia e nossa sigla no congresso Nacional.

Defendemos com garra o Projeto de Nação que transformou o Brasil. Fomos fiéis e solidários ao Governo do Presidente Lula. Nos momentos mais difíceis, a coragem e altivez de Eduardo Valverde foram destaque no Congresso Nacional. Ajudamos a eleger sua sucessora, nossa Presidenta Dilma Rousseff.

Com Eduardo, dividi não apenas sonhos mas a luta para concretizá-los. Assim foi com a PEC da Transposição. Ela é Lei Regulamentada hoje, graças ao trabalho articulado de Eduardo como Relator na Câmara e também a nossa credibilidade junto ao Governo Federal.

Tenho orgulho de nossa atuação, hoje reconhecida por prefeitos e pela sociedade civil.
Juntos, articulamos recursos e somamos emendas para garantir que todos os municípios do Estado tivessem acesso aos recursos Federais, transformando-os em benefícios para toda a população.

Juntos, caminhamos na direção de construir e fortalecer o PT em Rondônia, na Amazônia Legal e no Brasil. Juntos, lutamos por Democracia em nosso Estado. Juntos, denunciamos atrocidades cometidas contra o erário público e cobramos Justiça. Juntos, lutamos por direitos sociais de idosos, mulheres, negros (as), índios, crianças e adolescentes, jovens e LGBT’s.
Eduardo foi um político de alma feminista. Compreendeu desde sempre a necessidade de mudarmos o rumo das relações de gênero em nossa sociedade. Atuou como protagonista em todas as nossas lutas.

Conviver com Eduardo Valverde foi um privilégio, um presente de Deus para mim e para tantos que tiveram a oportunidade de desfrutar da sua convivência.

Escrevo estas linhas, tomada ainda por forte emoção. Perco um irmão, um amigo, um companheiro e grande parceiro na liderança do PT em RO. Minha dor é também a de milhares de pessoas que, como eu, queriam muito bem a Valverde. Sinto-me agradecida por ter, por diversas vezes, publicamente, na sua presença em vida, falado tudo isto que hoje é reconhecido por todo o Estado de Rondônia e pelo Brasil.

Ele se foi, mas a sua ação política ficará registrada na história de Rondônia e do Brasil. Ficará marcada para sempre em nossos corações e nos fortalecerá na luta pela construção de uma Rondônia justa e ambientalmente sustentável.
Neste momento de dor, agradeço a Deus a oportunidade de ter convivido com Eduardo Valverde. Peço a Deus que nos conforte e que lhe dê o descanso dos Justos.

Vai Valverde! Descanse em Paz meu irmão!
“…eu fico com a pureza da resposta das crianças: É a vida! É a vida!”
(Gonzaguinha, também carioca e vítima prematura de acidente automobilístico)

-30.027704-51.228735

Daí, o que você acha disso ? Cancelar resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.