As exibições em Guayaramerin – Bolívia, acontecerão na praça em frente a alcadia municipal (prefeitura) nos dias 18 e 19 de dezembro. E nos dias 20 e 21 de dezembro na cidade de Guajará Mirim, em Rondônia, na praça central (em frente a Radio Educadora) a partir de 7 da noite. Os filmes convidados fazem parte do acervo do mais novo empreendimento cultural de Rondônia o Curtamazônia – Festival de Cinema (100% rondoniense) realizado em maio de 2010 em Porto Velho.
A “Rota do Cinema” através do Curtamazônia ao exibir filmes nacionais e regionais estará propiciando como presente de fim de ano à população das duas cidades o documentário “Duelo na Fronteira” de Carlos Levy, RO, filme que retrata a história dos bois bumbás na fronteira: Flor do Campo e Malhadinho, com produção da C.L. Comunicações. Com os países vizinhos e as cidades incluídas na “Rota do Cinema”, nossa meta e objetivo é de estabelecer e fortalecer novos laços culturais e turísticos através da sétima arte, exibindo os nossos filmes. Propor parcerias com fornecedores e fortalecer as existentes (hotéis, restaurantes, lanchonetes, postos de combustíveis e apoio da mídia regional e nacional). Criar e oportunizar emprego e renda também aos profissionais e demais fornecedores que atuam direta e indiretamente no projeto, além de contribuir e incentivar o turismo regional.
O Festival encerra as exibições de 2010 na fronteira, com a proposta de em 2011 continuar levando o conhecimento através do cinema à nossa população com o Curtamazônia e a “Rota do Cinema”. Além de exibições, buscaremos parcerias junto as prefeituras e entidades interessadas em oferecer ao público iniciante ou profissionais, cursos específicos que atendam a nossa realidade e a nossa demanda. Essas serão algumas das ações que iremos fortalecer nos próximos anos, cujo propósito é incentivar, fomentar e procurar alternativas para aumentar a produção do audiovisual rondoniense que ainda é “tímida” em relação ao mercado nacional.