Onda lilás e vermelha conquista país !

Uma verdadeira onda nas cores vermelha e lilás vem tomando conta do país neste mês de setembro . O  tsunami chamado Dilma vem contagiando todas as classes, pobres e ricos, jovens e idosos, homens e mulheres do Sul ao Norte do Brasil.

Segundo o Professor titular da Escola Nacional de Ciências Estatísticas – ENCE/IBGE, José Eustáquio Diniz Alves ” as teorias que sustentavam a existência de diferenças irreconciliáveis de classe, espaciais, educacionais, geracionais e de gênero não se sustentaram ao longo do processo de definição do voto. Na verdade, a provável vitória de Dilma Rousseff deverá ser ampla, geral e irrestrita, como ainda não havia acontecido na história do Brasil.”

A tsunami lilás e vermelha também entusiasmou as campanhas  dos candidatos do PT  Eduardo Valverde,  a governador de Rondônia e da Senadora Fátima Cleide, que busca sua reeleição.  A lógica é simples: quem volta em Dilma, vota em Fátima e Valverde. Porto Velho, hoje administrada pelo prefeito Roberto Sobrinho, do PT vive hoje uma verdadeira revolução em urbanidade, trabalho e  conquistas sociais, que pode ser estendida pelo Estado inteiro, com o apoio dos parlamentares petistas. O Estado não pode perder a chance de avançar 40 anos em 4, com a vinda de recursos e parcerias federais.A nível paroquial a soma é mais ou menos esta : quem vota , para o Senado, em Raupp não vota em Cassol. Quem é eleitor de Expedito Jr. não vota em Cassol nem a pau. Os eleitores de Expedito, na prática observada no dia a dia, também estão ao lado de Fátima Cleide.  Os professores , tanto em nível estadual quanto municipal, não devem votar em Cassol, que despreza a educação e a cultura e foram  massacrados por uma política salarial e de perseguição nas escolas sem precedentes. Para ele, a educação parece não ter valor, afinal o mesmo apregoa aos ventos dos quatro cantos de Rondônia que ficou rico sem precisar de educação. Ao contrário de Fátima, presidente eleita por unanimidade da Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) do Senado Federal, demonstrando o pleno conhecimento do setor e o total prestígio dos seus colegas senadores.

O peso nesta eleição dos gays e  simpatizantes deverá ser decisivo.  O eleitorado homossexual está todo ao lado de Fátima, uma árdua defensora dos direitos humanos. Nestes segmentos, o homofóbico Cassol não deverá ter nenhum voto. Por tabela, o Cahola também não.

Valverde, que reuniu os produtores culturais de Rondônia esta semana para mostrar seu plano de governo no setor, é um defensor da cultura e do patrimônio histórico material e imaterial.  E não é de agora, que é candidato ao governo do Estado. Em todas as suas ações ele tem o carinho com a gente daqui. Valverde disse que vai criar o IEPHA/RO, Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Rondônia e estabelecer um fundo cultural para as atividades teatrais, audiovisuais, artes plásticas e literárias. Valverde  esteve no Real Forte Príncipe da Beira, acompanhando o início dos estudos para a revitalização do monumento, mesmo com o sol queimand0 e os piuns quase engolindo os técnicos.  Valverde também deve se beneficiar dos esqueletos no armário dos adversários. Afinal, por trás de Cahola está Cassol, e ficaria tudo como dantes na terra de abrantes. Expedito Jr. vem sendo cozido em forno brando no STF e, mesmo que vencesse,  correria  o risco de não sentar na cadeira. Dilma, Fátima e Valverde  farão Rondônia ter o avanço que merece.  Caso contrário, poderemos nos lembrar desta eleição de 2010 como aquela que elegeu um político que virou  chacota nacional no Senado.

-8.761825-63.90196

6 pensou em “Onda lilás e vermelha conquista país !

  1. nelson townes

    Caríssimo Beto,
    Releia minha resposta anterior, depois a sua tréplica e releia minha nova resposta (a que você não publicou) em que viso corrigir algumas distorções que o prezado amigo fez sobre o que eu disse. É verdade, alguns nomes e entendo seu cuidado com eventuais direitos de resposta, mas se eles tivessem que ser pedidos seriam a mim e eu os responderia, com provas). Mas, reitero que estou convencido sim de que o povo não está nem aí para a Ficha Limpa, assim como cinco dos dez ministros do STF igualmente a rejeitam. Não como conceito de cidadania (esse sim deveria ser ensinado), mas como uma lei inconstitucional. E a maior prova disso é que os eleitores querem eleger quem a Justiça Eleitoral considera inelegíveis. Insisto ainda que no mercado do voto, o sinistro é o sistema que mantém analfabetos políticos e virtuais, que dizem não gostar de política e por isso mesmo são bovinizados, são controlados pela esmola da bolsa família, das ilusões dos empregos em hidrelétricas destruidoras do meio ambiente – e por isso, talvez por uma espécie de busca inconsciente e tresloucada de compensação vendem o voto. Talvez alguns estejam rindo dessa nossa prosa, conforme V. diz em seu e-mail pedindo para que o debate cesse. Mas, outros estão tendo mais consciência das coisas. Peça mais um café ou vamos procurar outro bar. Ainda é cedo.

    Responder
    1. bertagna – porto ALEGRE RIO GRANDE DO SUL
      bertagna

      Nelson, na legislação eleitoral o responsável é quem publica, não quem faz o comentário em blog. Abs

      Responder
  2. nelson townes

    Caro Beto,
    A única tsunami vermelha e lilás que ameaça(va) o Brasil e (ou era) a do totalitarismo petistalulista representado pela Dilma do PAC e das criminosas hidrelétricas na Amazônia etc., que começou a se reduzir a um simples banzeiro. Tenho a esperança de que a onda verde da Marina seja a verdade que as pesquisas fajutas de opinião escondem. Quanto a minha querida senadora Fátima, seu único defeito é ser do PT. Sobre o digno e honrado amigo Valverde, ele não tem (e sabe disso) densidade eleitoral para se eleger governador. À propósito, viva o Roriz que de vilão virou herói da resistência democrática à inconstitucional Lei da Ficha Limpa e parabéns ao STF que deu xeque-mate na Justiça Eleitoral. Isso não significa que eu seja a favor dos Fichas Sujas. Eu ficarei envergonhado, por exemplo, se tiver de dizer que o governador de Rondôinia é o senador cassado fulano de tal. Mas sou mais contra ainda à violação da Constituição Federal e da Declaração Universal dos Direitos Humanos que diz que todo homem é inocente até prova en contrário, não obstante existir a máxima jurídica que diz que o que é notório dispensa provas.
    PS – O desenvolvimento de Porto Velho que você fala ainda não chegou ao povo rondoniense, o povo real, das periferias, que vive tão mal, ou pior do que antes de Lula assumir. Por favor, não cite a esmola da bolsa família, não diga que a fome acabou, ao menos em Porto Velho.

    Responder
    1. bertagna – porto ALEGRE RIO GRANDE DO SUL
      bertagna

      Caro Nelson. O STF não deu nenhum xeque mate na rota Justiça Eleitoral, sómente se preservou diante da pressão popular, para uma decisão que ninguem sabe que rumo irá tomar. Roriz não virou e nunca vai virar herói de resistência nenhuma. Ele não passa de mais um dos inumeros bandidos que compram votos dos eleitores desinformados que assolam o Brasil e que em Rondônia tem resultado em inúmeras ações da PF com provas muito mais que contundentes. Não é o eleitor que vende voto. Se não tivesse quem os comprasse não teríamos este escândalo eleitoral. Enquanto isto a Lei da Ficha Limpa parece ser uma das poucas esperanças para que se extirpe da política esta classe imunda que já foi acusada, julgada e condenada e para que talvez em algumas gerações próximas tenhamos uma política mais “limpa”. Afinal, a lei deve, ou deveria, valer para todos. E espero sinceramente que a próxima ALE seja eleita com representantes mais próximos das necessidades do povo real e não um mero aglomerado de “cassolboys tontos ” sem nenhuma identidade, sem nenhuma força particular a não ser obedecer ordens emanadas do “Palácio”, a troco de que ninguém sabe. Ma$ imagina. É triste ver políticos que já foram Presidentes da ALE condenados por ações criminosas, as mais diversas, na tentativa de formar novos centros de poder. Ou vc defende os clãs políticos que se instalaram em RO a partir da criação do Território e hoje são formados por “cidadãos veneráveis” da elite de Rondônia, com os mais inimagináveis crimes nas costas ? E a propósito , vc sinceramente acha que PSDC é um partido e que estando nele a Fátima seria melhor do que já é ?

      Responder
      1. nelson townes

        Caro Beto,
        Vou começar esta tréplica pos sua última frase: o PSDC é melhor para a Fátima porque foi um dos principais protagonistas do resgate da dignidade do Poder Legislativo e da auto-estima do povo, envergonhado pelos escândalos de 2006 e por uma onda de denuncismo que no fundo visava mais destruir a instituição parlamentar pelo menos em Rondônia. Hoje estou convencido de que os erros cometidos por alguns estavam sendo o pretexto para a deslanchadada de um plano totalitarista em gestação no país, que começa com a extinção dos parlamentos, da liberdade de opinião na tribuna e na imprensa. Não acredito que a Fátima aprove a desfiguração do PT que agora coberta, esconde ou nunca sabe dos crimes que ocorrem em Brasília. A Dilma é um reflexo desse PT quando diz que não sabia do mau caráter da Erenice, seu braço direito na Casa Civil. E cadê o programa de governo dela? Não tem, não precisa, marionete não precisa de plano de governo. Ah, tem o PAC que não se preocupa com impactos ambientais nem com etnocídio de nossos povos das florestas. Que PAC é esse que não tira o povo das cidades da miséria. O Serra pelo menos já disse que quer fazer do Brasil um Estado policial para enfrentar o narcotráfico (isso não deu certo nem nos Estados Unidos). A coisa que o traficante mais gosta é de repressão policial. Aumenta o valor da droga. O buraco é mais embaixo na questão do narcotráfico e do crime organizado. Voto na Marina por uma única frase dela, que para mim é o melhor plano de governo: como o Brasil precisa de segurança pública, fim da violência, precisa de Saúde, de estabilidade nas famílias e de empregos, ela disse que vai dar prioridade à Educação, que resolve tudo isso. Ganhou meu voto assim. Outro ponto básico, Beto, é preciso entender que, definitivamente, no mercado do voto o maior corrupto É SIM O ELEITOR. O povo não gosta de política, não gosta de votar e vota por que é obrigado, para não ser punido pela Justiça Eleitoral. Portanto, só se elege quem, de uma forma ou de outra, paga para o eleitor votar. E existem mil formas de o eleitor negociar o voto. A única forma de se combater esse mal é tornando o voto facultativo e dando ao eleitor educação para o exercício consciente da cidadania. O STF deu sim um xeque-mate na Justiça Eleitoral, obrigando-a a reconhecer a vontade popular, que não quer saber de Ficha Limpa, forçando os TREs e o TSE a reconhecer que o povo é o único juiz sobre quem deve ser eleito, e uma prova disso é a iminente vitória de notórios Fichas Sujas nas eleições deste ano. É a vontade do povo que vota em comprador de voto. É a tradicional democracia brasileira dos tempos do Brasil Império. Já disse, não vendo meu voto e envergonha-me ver um corrupto sendo eleito, mas muito mais corrupto é o eleitor que corrompe. Um grande abraço deste seu amigo que já foi petista e não é mais.

        Responder
        1. bertagna – porto ALEGRE RIO GRANDE DO SUL
          bertagna

          Amigo Nelson. Encerrando essas querelas democráticas que já estão parecendo conversa de bar, porque vão se tornando intermináveis, tenho a lhe dizer , sem ordem cronológica.
          1. Nelson, este é um espaço gratuito e democrático (e só eu pago para manter o provedor) . Lamento que ele seja usado por vc para defender uma entidade que jorra dinheiro como uma cornucópia louca na mídia, ou seja, já tem espaço mais do que suficiente, comprado com nosso dinheiro, para aplicar a seu bel-prazer as suas lorotas em cima do povo sofrido em todos os veículos. Portanto, este não é o espaço apropriado para fazer apologia desta “monumental lorota” , que é dizer que a ale resgatou a dignidade e a auto-estima do povo com uma campanhazinha mequetrefe que dizia para o povo não jogar latinha pela janela do carro. Como diria um eleitor : Menas, menas…. Resgatou p… nenhuma ! O dinheiro seria muito melhor aplicado se fosse destinado para as escolas, para os salários dos professores, para sua qualificação. Qualquer coisa mais útil . O povo continua, sim , envergonhado pelos escândalos de 2006 que não visavam derrubar nenhuma instituição. Eram e continuam sendo somente caso de POLICIA . Pois bem, eu ouço muito o povo, e ele me diz que haverá sim UMA extinção em breve, a dos “cassolboys” , com uma grande renovação na ale.
          2. Todo o PAC foi concebido na época que a Min. do Meio Ambiente era a Marina, portanto, fico confuso com seus argumentos ambientais. Ué, até outro dia todo mundo (ale, fecomércio, crea) defendia as obras do Pac. Mudaram de idéia? Aliás, por coerência , já que o grande partido é o probo PSDC, o mesmo que defende o quase cassado Cassol ( aliás, daria outra novela: porque cassaram o Expedito Jr e o Cassol não? ) vc deveria em lugar da Marina, que abandonou seus companheiros de Sindicato em Xapuri na última visita ao Acre, defender o EyEyEy mael, um democrata- cristão…
          3. Dizer que a vontade popular não quer saber de Ficha Limpa é forçar a barra demais. Ainda não ouvi NENHUMA pessoa da rua defendendo isto. A sua informação está equivocada.
          4. O corruptor está usando da sua violência, do seu poderio , da sua força , do poder do dinheiro quase sempre advindo de outros crimes contra um coitado do eleitor que as vezes mal teve educação. É lamentável vc defender o corruptor. É como um adulto grande bater numa criança pequena. É a covardia extrema de um sistema sinistro. Lamentável. E paramos por aqui que o garçom tá pedindo a conta e o buteco já vai fechar. abs.

Daí, o que você acha disso ? Cancelar resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.