A exposição de alunos do I Curso Básico de Fotografia para Surdos movimenta a Casa de Cultura Ivan Marrocos, no horário de 8:00 às 20:00 horas, até o dia 14.06.2010. Com o tema “A Fotografia é Absurdamente Comunicante” a Mostra reúne mais de 100 fotografias dos 15 alunos que concluíram a formação. O curso é uma realização da Secretaria de Estado da Educação, através do Centro de Capacitação dos Profissionais da Educação e Atendimento às Pessoas com Surdez –CAS e teve início no dia 25.05 com a carga horária de 40 horas entre teoria e prática de campo.
Segundo o ministrante do curso o fotógrafo Walteir Costa a “grande sacada dessa amostra é que ela sinaliza para o potencial de aprendizagem da fotografia pela pessoa com surdez porque essa pessoa é essencialmente visual, se orienta no mundo através da sua visualidade. Neste sentido, os recursos da linguagem fotográfica podem contribuir de forma significativa para uma maior expressão da sua interioridade e comunicação com o mundo”.
Além de uma metodologia especificamente projetada para as condições da surdez, as aulas foram traduzidas para a Língua Brasileira de Sinais – Libras pela intérprete professora Elielza Reis cujo trabalho foi reconhecido como de grande relevância para o sucesso dessa primeira experiência com surdos da cidade de Porto Velho. que também contou com a parceria e apoio do Colortec, Tênis Club de Porto Velho e a Secretaria da Cultura através da Casa Ivan Marrocos.