O presidente Luiz Inácio Lula da Silva está prestes a lançar um programa nacional de combate à droga. O pacote anticrack prevê várias ações integradas de diversos órgãos públicos e uma forte repressão nas fronteiras do país.
Serão criados 11 postos especiais nos Estados de Rondônia, Acre e Amazonas junto às fronteiras com Bolívia, Colômbia e Peru , aparelhados com equipes das polícias Federal, Rodoviária Federal, militares das Forças Armadas e integrantes da Força Nacional de Segurança Pública. A repressão também será intensificada nas cidades, com a formação de UPP´s – Unidades de Polícias Pacificadoras, experiência que tem dado certo no Rio de Janeiro.
O governo deverá abrir novas unidades 24 horas dos Centros de Atenção Psicossocial(os chamados CAPS), com mais vagas para desintoxicação emergencial em hospitais psiquiátricos especializados, bem como criar casas de passagens para abrigar os usuários ( segundo estimativas, 1 milhão de usuários) após a desintoxicação nos hospitais. Segundo dados do Ministério da Justiça, hoje as apreensões de crack são maiores do que as de maconha e de cocaína. Um outro ponto importante do projeto é o treinamento de líderes comunitários, professores da rede pública e outros agentes para multiplicar as informações sobre os riscos do uso da droga e sua dependência.
Batalha contra as drogas : Lula deve anunciar plano federal anticrack
Deixe uma resposta