Nova medicação promete curar a malária em 1 dia

O anúncio foi feito durante a 6ª Conferência Internacional sobre Pesquisa de Plasmodium Vivax ocorrida em Manaus/AM nesta semana. A droga tafenoquina será usada em um único comprimido segundo os pesquisadores da Fundação de Medicina Tropical.

Hoje o tratamento tradicional é feito à base de cloroquina e primaquina e dura de uma a duas semanas. O novo medicamento deverá estar disponível no mercado em aproximadamente 4 anos. O remédio  já completou as três fases requeridas de testes, e o próximo passo é o registro do produto.

Alguns Mitos difundidos na região que prejudicam o controle da doença:

– Malária pode ser transmitida pela água? Mentira. A única forma de transmissão é pela picada do carapanã contaminado.

– Chás e plantas medicinais podem curar a malária? Mentira. O tratamento só pode ser feito com medicamentos e tem que ser completo, caso contrário, a malária pode voltar mais grave.

– Se os sintomas da malária passaram, a pessoa está curada?A pessoa tem que fazer o tratamento até o final, por mais que os sintomas já tenham desaparecido. Depois do tratamento, é importante fazer novamente o exame de malária para saber se está completamente curado.

– O sangue da ponta do dedo não permite um diagnóstico preciso para malária? Mentira. As gotas de sangue colhidas na ponta do dedo ou na veia fornecerão as mesmas informações sobre a doença. Os exames realizados são seguros e todos aprovados pelo Ministério da Saúde.

É preciso sentir todos os sintomas para estar com malária? Mentira. Os sintomas podem variar, portanto, basta sentir um ou dois desses sinais para procurar um serviço de saúde para fazer o exame. Os sintomas são dor de cabeça, dor no corpo e na barriga, febre e tremor.

– Mulheres grávidas não podem fazer o tratamento? Mentira. A gestante tem um tratamento diferenciado, basta procurar o serviço de saúde para receber um acompanhamento especial.

“Ao levarmos informação, conseguiremos interromper o ciclo da malária. Quando as pessoas fazem o tratamento até o final, elas ficam curadas e diminuem os riscos de contaminar outros mosquitos que poderão transmitir a doença para familiares e vizinhos.

Uma ideia sobre “Nova medicação promete curar a malária em 1 dia

Daí, o que você acha disso ?