Uma estátua de Giordano Bruno, o teólogo, cosmólogo e filósofo italiano nascido em 1548 e queimado vivo na fogueira pela inquisição romana em 1600. Giordano Bruno também era perito em mnemotécnica, a arte de desenvolver a memória.
Nas paredes , de forma totalmente simétrica – no teto e chão do quarto muitos escritos criptografados feitos à mão .
Este é o cenário do quarto de Bruno Borges, um jovem de 24 anos, estudante de psicologia que saiu de casa e sumiu em Rio Branco, capital do Acre, no noroeste do Brasil.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2017/p/B/QmUFzSR0yj9BZFiA3gow/bruno1.png?resize=500%2C375)
Bruno Borges, em foto de família.
Bruno falava de um projeto que iria revolucionar o mundo e a forma de pensar dos seres humanos. O dinheiro, possivelmente para adquirir a estátua de Giordano Bruno, foi conseguido com o seu primo, o médico Eduardo Veloso que lhe emprestou R$ 20 mil, baseado nas conversas iniciais que teve com Bruno sobre o projeto misterioso.
A estátua de Giordano Bruno, uma réplica da existente no Campo de Fiori, em Roma , onde ele foi queimado na fogueira é de autoria do artista peruano Jorge Rivasplata de La Cruz . o “Rivas”, de 84 anos que chegou a Rio Branco na década de 80 e nunca mais saiu. Por seus trabalhos filantrópicos como uma escolinha de artes para crianças recebeu da Assembléia Legislativa do Acre os títulos de Cidadão Riobranquense e Cidadão Acriano
Desaparecido há dias, ele deixou algumas chaves para quebrar a criptografia. Baseado nessas informações, sua irmã mais velha já descobriu que um dos livros supostamente é chamado de “A teoria da absorção do conhecimento” e um outro “A busca da verdade absoluta”.
Nesses momentos , as teorias pipocam nas redes sociais. Giordano Bruno, o teólogo italiano era acusado dentre outras coisas de “reivindicar a existência de uma pluralidade de mundos e suas eternidades.”.
Um site foi lançado na internet http://decifreolivro.com/ para tentar descriptografar os escritos e sinais deixados nas paredes e livros.
O site de tecnologia Tecmundo procurou dois experts em criptografia, Rincon e Renoir que colocaram os caracteres criptografados sobre um teclado físico para entender melhor como o padrão de criptografia. Segundo Renoir, a ideia agora é “centralizar todos esses documentos, quebrar a criptografia e disponibilizar a todos”. O diretor da Antecipe, plataforma de gerenciamento de vulnerabilidades, Igor Rincon, e o líder de desenvolvimento, Renoir dos Reis, montaram o site para ajudar a descriptografar outras páginas que venham a surgir.
Na Internet também foi divulgado o número de telefones caso alguém encontre Bruno ou sabe onde ele está: (68)9 9985 2775 ou (68)9 8401 1151
Uma nova teoria sobre os códigos chama atenção para a semelhança com “O Manual do Escoteiro Mirim”, HQ com aventuras de Huguinho, Zezinho e Luisinho, sobrinhos do Pato Donald.As investigações do caso permanecem em sigilo pela Polícia Civil do Acre e nós do blog desejamos que o Bruno volte logo prá casa de seus pais com saúde . E que as teorias de conspiração não transponham os limites da Internet.
Ou se revelem de vez.
por Beto Bertagna.
NR: O blog sofreu um ataque hacker nesta madrugada e saiu do ar por algumas horas. A equipe de suporte já identificou o IP criminoso que é da região de Porto Velho. Não é a primeira vez que isso acontece. Conseguimos colocar o blog no ar novamente, suprimindo algumas funcionalidades por motivo de segurança, pelo qual pedimos desculpas. Em breve, teremos o blog com todas os seus recursos normalmente.