Exposição “Fundo do Fora”, de Letícia Bertagna, é atração do V Prêmio Funalfa de Fotografia, em Juiz de Fora / MG

expo le

le3

Fundo do fora

Uma casa é feita de muitas paredes. Assim como as membranas de um corpo, elas delimitam espaços, encerram cômodos, criam abrigos e intimidades. Os múltiplos afetos que atravessam os poros dessas superfícies criam e modificam diariamente o lugar que habitamos.  Às vezes de modo quase imperceptível: discretos e silenciosos, demoram para se tornarem visíveis ou inteligíveis. Outras vezes é de forma impetuosa e veloz que novas atmosferas invadem e configuram nossos ambientes externos e internos. O que está dentro ou fora acaba sendo uma questão de ponto de vista.

Os trabalhos aqui reunidos são uma série de experiências visuais realizadas no ambiente domestico, em um embate poético entre a artista e a nova cidade que passou a habitar há cerca de 2 anos: Juiz de Fora. As imagens apresentam pequenos gestos que possuem em comum o desejo de ativar de um modo diferente os objetos, que buscam inventar uma outra leitura para o que já está dado,  têm o interesse em ampliar os sentidos do óbvio. Apresenta assim uma série de estratégias muito simples para lidar com o comum, com o universo ordinário ao qual a casa está exposta e do qual é composta. As coisas que constituem uma casa não são tão indiferentes ou insensíveis quanto  podem parecer. Os objetos dizem de nós mais do que imaginamos e oferecem cotidianamente a oprtunidade de nos inventarmos através deles, com eles.

Letícia Bertagna

O JF Foto 16 é promovido pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), por meio da Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa), para comemorar o Mês da Fotografia (agosto). O projeto propõe uma celebração da fotografia, com o objetivo de ampliar a visibilidade dessa linguagem artística e promover o diálogo dos profissionais com o público e com o que é produzido em outras partes do país e do mundo.

 

IMG_4593

IMG_4234

esquecer

Fotos de Letícia Bertagna

Daí, o que você acha disso ?