Na onda do Pokemon Go

Pokémon_GO_logoPokémon GO é um jogo eletrônico voltado para smartphones em uma colaboração entre a Niantic, Inc., Nintendo e a The Pokémon Company para as plataformas iOS e Android gratuito com compras adicionais incluídas no jogo. Lançado em conjunto com Pokémon GO Plus, que utiliza conexão Bluetooth para notificar usuários quando há algum Pokémon próximo. O jogo permite capturar Pokémons visitando lugares existentes no mundo real. É possível ativar a opção da câmera para uso da Realidade Aumentada onde mostra os Pokémon no mundo real na tela do Smartphone, esse recurso é opcional e pode ser substituído por um cenário virtual. Este é o primeiro jogo da série Pokémon, onde o personagem do jogador possui nível e que não é necessário batalhar para capturá-los. O jogo foi lançado a 5 de Julho de 2016 em alguns países, sendo lançado nos restantes países em datas posteriores.

O jogo tende a utilizar sua conexão de dados móveis, GPS, e Bluetooth caso você compre o Pokémon GO Plus, sendo assim, o jogo poderá consumir muita bateria e dados móveis que são pagos.

Pokémon GO coloca os pokémons no mundo real a partir da tecnologia de realidade virtual. A proposta é fazer com que o jogador explore as regiões de seu próprio mundo com objetivo de completar a Pokédex e vencer os estágios. O jogo utiliza uma mecânica semelhante ao do Ingress, que utiliza o GPS do smartphone para localizar a posição do jogador, a qual consequentemente será a posição de seu personagem no mundo virtual. Conforme o jogador anda em sua cidade, vários pokémons selvagens podem aparecer no meio do mapa, que depende do tipo de região em que se encontra. Com isso, ao estar próximo a uma praia ou rio, por exemplo, será mais fácil encontrar Pokémon do tipo água.

Ao encontrar um Pokémon, entra-se no modo de captura onde é necessário mirar precisamente o Pokémon e arremessar a Pokébola. O Pokémon pode tentar desviar ou rebater a Pokébola, sendo necessário ter precisão ao movimentar o celular. Neste modo você pode optar por ativar o modo câmera, que substitui o cenário 3D do jogo pelo cenário do mundo real, ou seja, o lugar exato quê você está, mostrando o Pokémon na sua frente, através do seu celular. Utilizar o modo câmera exige muito do celular por conta da realidade aumentada, e por conta disso está opção será somente opcional.

O cenário do mundo real pode ser substituído por um cenário virtual a qualquer momento, capturando os Pokémons e realizando missões, como, por exemplo, evoluir o seu personagem ao andar 100km. Quanto maior o nível do seu personagem, mais fácil será para achar Pokémon mais fortes. Você pode, também, ganhar itens como Pokebolas. Dependendo da sua cidade você pode achar PokeStops, que normalmente são localizadas em pontos turísticos. Se alguém não tiver passado nessas PokeStops nos 5 minutos anteriores a sua chegada você pode recolher os itens deles. Nas PokeStops você pode encontrar poções, pokebolas e até mesmo ovos Pokémon que, assim como no jogo, irão chocar conforme você anda na cidade.

Assim como nos jogos oficiais da série você também pode encontrar estágios. Ao encontrar um estágio você será obrigado a escolher um time Vermelho, Azul ou Amarelo, cada um representando a cor das três aves lendárias, Moltres, Articuno e Zapdos. Se este ginásio for do mesmo time que o seu, você pode treinar nele e evoluir seus Pokémons. Caso você encontre um ginásio inimigo, você irá batalhar com todos os membros e caso ganhe você pode tomar este ginásio para o seu time e ser o dono dele. Neste modo de batalha você também pode optar por utilizar o modo câmera e ver o seu Pokémon batalhando no mundo real. Caso seus itens acabem e não houver uma PokeStop por perto você pode optar por comprar itens na loja do jogo.Você só pode escolher um Pokémon por vez para batalhar e pode também trocá-lo no meio da batalha, se necessário. Ao ganhar de todos os membros do ginásio você também irá fazer parte dele.

Diferentemente dos jogos da série, em que um pokémon possui 4 golpes, no Pokémon GO ele apenas possui 2. Foi revelado, também, que em breve você poderá ter batalhas locais com amigos e também a opção de trocar de pokémon, mas até o momento essas opções não estão disponíveis no Beta.

Esta não é a primeira vez que a Nintendo junta a franquia Pokémon com a Realidade Aumentada. No jogo Pokémon Dream Radar, lançado para Nintendo 3DS, você utilizava o seu console para tentar capturar os Pokémons que apareciam na sua casa olhando pela tela do 3DS e transferindo os Pokémons capturados para o jogo Pokémon Black 2 e White 2. Entretanto, apenas em Pokémon GO que tal tecnologia foi utilizada na franquia de maneira tão profunda, visto que o jogo foca totalmente na realidade aumentada literalmente colocando os Pokémons no mundo real interagindo com elementos reais através do celular

Leia também : As consequências que o jogo pode ter na indústria musical

Daí, o que você acha disso ?