Livros para entender Rondônia – Mad Maria, de Márcio Souza

MAD MARIA - INSPIROU MINISSÉRIE DA TV GLOBO - MÁRCIO SOUZA CAPA

‘Mad Maria é um romance sem complacência, uma llíada proletária onde os deuses são substituídos por políticos corrompidos. Norte-americanos rapinantes. Chefes sem piedade. E seria errôneo acusar Márcio Souza de maniqueísmo: nenhum de seus personagens redime o outro. Finnegan, o mais confiante, o mais idealista, o mais fraternal, acabará na pele de um assassino.

Assim são as coisas em uma Amazônia que deveria inspirar coesão, solidariedade, mas que exacerba egoísmos, multiplica suscetibilidades e conflitos, sacrifica o melhor pelo pior…
Há algo de Zola e de jack London em Mad Maria. O importante não é este ou aquele personagem, mas a vitória do sistema. Ninguém sai ileso. Aqueles que tentam escapar terminam em bordéis ou, mais radicalmente, acabam decapitados.
Com Mad Maria, Márcio Souza assinou um romance amargo e vingador, sarcástico às vezes. Porém, para dizê-lo cinicamente, o que pode uma flecha de curare contra um exército de bulldozers?”

Jacques Meunier
Le Monde,2l de agosto de 1986 

Márcio Souza nasceu em Manaus em 1946. Formado em Ciências Sociais pela USP começou a vida profissional no cinema, como crítico, roterista e diretor Tem uma sólida carreira como dramaturgo, autor de péças como Ação entre amigos e Tem piranha na Pirarucu, Galvez Imperador do Acre marca a estréia literária em 1976. Sua carreira como escritor já conta com mais de vinte títulos, entre eles O fim do terceiro mundo, Lealdade, Desordem e Entre Moisés e Mocunaíma. 

Daí, o que você acha disso ?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.