Motoqueiro uruguaio perdido desde maio nos Andes é achado com vida

Imagem divulgada neste domingo mostra o motoqueiro uruguaio Raul Gomez Cincunegui (deitado) conversando com outras pessoas após ser resgatado (Foto: Ho/Prensa Gobernacion/AFP)

Efetivos da polícia argentina encontraram com vida neste domingo (08/09), em um abrigo de montanha da província de San Juan , ao norte de Mendoza, um motoqueiro uruguaio que estava perdido na Cordilheira dos Andes desde maio passado. “É um milagre”, afirmou o governador de San Juan, José Luis Gioja, que confirmou que Raúl Gómez Cincunegui, de 58 anos foi hospitalizado com sinais de desidratação avançada, segundo a agência Télam.

De acordo com os policiais, o homem sobreviveu se alimentando de açúcar e uvas-passa, os alimentos deixados nos abrigos de montanha por precaução, já que no inverno eles são praticamente desabitados. Cincunegui havia realizado uma viagem de motocicleta do Uruguai até o Chile, onde sua moto quebrou, o que o levou a decidir cruzar os Andes a pé.

Gomez é funcionário público na cidade uruguaia de Bella Union, que faz fronteira com a cidade de Corrientes, Argentina, e viajou em uma moto 200 cc para Mendoza para um encontro de motociclistas que ocorreu em 13 de abril. Ele cruzou várias províncias até que desembarcou no Chile para visitar seu amigo Andres Rodriguez, e entre 3 e 4 de maio chegou à Petorca, cidade chilena na Quinta Região, onde sua moto quebrou. Então tentou atravessar a fronteira do Chile e Argentina, a pé através das montanhas “, mas antes chamou sua esposa e lhe disse que deixou a moto em uma casa e alojamento, e depois foi para um acampamento”, disse Rodriguez, quando seu amigo desapareceu.

Em 11 de maio e por mensagem de texto, Gomez disse a sua esposa que estava saindo naquele dia e que, se até o dia  18 não houvesse comunicação, para fazer a denúncia para procurá-lo. À medida que a data-limite chegou e ele não entrou em contato,  sua família fez a denúncia na Interpol Uruguaia, Segundo disse à dois socorristas fortes nevascas  o desorientaram  enquanto caminhava ao longo do cume da Região Quinta do Chile para Barreal em San Juan, ao norte de Mendoza.

De acordo com seu relato, as fortes nevascas acabaram por desorientá-lo e ele se perdeu a mais de 4.000 metros de altura. Em julho passado, as buscas por ele haviam sido suspensas devido a fortes tempestades de neve.

1 pensou em “Motoqueiro uruguaio perdido desde maio nos Andes é achado com vida

  1. norma7

    Isso é que é o verdadeiro show da VIDA! 🙂
    Sempre me surpreendendo, às vezes, de maneira inesperada: “Senhor de 107 anos morto em tiroteio com a polícia (…)”, mas a acima é maravilhosa. Obrigada.
    Boa sorte, Norma

    Responder

Daí, o que você acha disso ?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.