Felix Baumgartner salta da estratosfera e se torna 1º homem a superar a barreira do som

O austríaco Felix Baumgartner tornou-se o primeiro ser humano a superar a barreira do som em queda livre, atingindo a velocidade de 1.342,8km/h, protegido apenas por um traje pressurizado.

Foi apenas um de três recordes mundiais superados pelo projeto Red Bull Stratos: Felix também quebrou os recordes históricos de voo de balão mais alto e salto realizado de maior altura quando, um minuto antes, pulou de sua cápsula a 39.045m de altitude, na estratosfera. A velocidade atingida por Baumgartner equivale a 373 metros por segundo, ou Mach 1.24 (1,24 vezes a velocidade do som). Ao todo, Felix permaneceu 4min19s em queda livre, ficando a apenas 17s de quebrar mais um recorde, que assim permanece nas mãos do comandante em solo da missão Red Bull Stratos, o ex-astronauta americano Joe Kittinger, que realizou a façanha em 1960 — Kittinger, então um coronel da Força Aérea dos EUA, detinha o recorde anterior de altura, com um salto de 31,3 mil metros. A distância vertical percorrida por Baumgartner em queda livre foi de 36.529m.
“A visão do topo do mundo, lá em cima, foi um começo perfeito”, revelou Felix após pousar no Novo México, não muito distante do ponto onde cerca de duas horas antes decolara da base da missão Red Bull Stratos em Roswell (EUA), em uma cápsula içada pelo maior balão já utilizado para voo humano, com mais de 180m de altura. “Consegui fazer uma saída também perfeita da cápsula, mas logo em seguida entrei em parafuso. Ficou um pouco violento e difícil de controlar, pois com o traje pressurizado você nao sente o ar — é como nadar sem sentir a água. Mas, esticando os braços, gradualmente consegui recuperar o controle, e acredito que foi nesse momento que conseguimos superar a velocidade do som. Mas precisamos agora ver os dados com calma, para saber exatamente qual foi o momento em que quebramos Mach”.

“Às vezes é preciso ir muito alto para compreender quão pequenos somos”, concluiu Baumgarner. “Espero estar daqui a alguns anos no mesmo lugar de Joe, ajudando um outro jovem a quebrar meus próprios recordes”.

Uma ideia sobre “Felix Baumgartner salta da estratosfera e se torna 1º homem a superar a barreira do som

Daí, o que você acha disso ?