Votos brancos e nulos

Por Célio Pezza

Desde 1977 a nossa legislação eleitoral diz claramente que contam como válidos somente os votos dados a um ou outro candidato. Na prática, isto quer dizer que votos brancos ou nulos não servem para nada. Antigamente falava-se que se uma eleição tivesse mais de 50% de votos nulos, a eleição seria anulada. Isto não é verdade e não acontece. Podemos ter 90% de votos nulos que o candidato com mais votos será eleito. Muitos pensam que o voto em branco quer dizer “tanto faz” e que o voto nulo é um voto de “protesto” contra os candidatos. Na verdade, nada disso vale na hora de eleger um candidato, pois será eleito o candidato que tiver mais votos, sem considerar os brancos e nulos.

Como protestar? Sei que é triste você ligar a TV ou o rádio e escutar a mesma ladainha dos candidatos que querem se eleger na base de musiquinhas, fotos, promessas que já não aguentamos mais, todos sorridentes e donos das soluções como verdadeiros messias do povo.
Se você não gosta nem de um nem do outro, o que fazer? Votar em branco? Anular? Não! Não desperdice seu voto, pois seu protesto não vai valer nada. Sei que muitas vezes é muito difícil saber qual o melhor candidato, pois os dois são ruins, mas mesmo assim, procure em todos os cantos para ver se um deles não é um pouquinho melhor em qualquer coisa.

É impossível ter candidatos igualmente ruins em tudo. Mesmo se este for o caso, vejam os partidos. Quais os partidos que estão mais envolvidos com escândalos de corrupção tipo mensalão, dinheiro na cueca, etc… Quais os partidos que aparecem todos os dias como desviadores de dinheiro publico, como exaltadores de badernas, e assim por diante. Um candidato melhor também não gosta de um partido ruim. Pense nisso. É a lei do semelhante atrai semelhante. Um candidato não corrupto dificilmente vai participar ou ficar a vontade em um partido sabidamente corrupto.

Não anule seu voto! Sei que, às vezes, é muito difícil achar o melhor, mas esta é a única forma de melhoramos o país dentro do sistema democrático ora vigente. Escolha o melhor entre as opções, mesmo que não goste de nenhum candidato e saiba que são todos ruins. Faça a sua pesquisa, não siga a dos outros. Leia, pergunte aos seus amigos, debata o assunto, participe do processo e vote. Não existe outra forma de melhorarmos o Brasil. Isto pode demorar, mas não temos outra forma de protesto.

Uma ideia sobre “Votos brancos e nulos

  1. norma7

    “Um candidato melhor também não gosta de um partido ruim. Pense nisso. É a lei do semelhante atrai semelhante. Um candidato não corrupto dificilmente vai participar ou ficar a vontade em um partido sabidamente corrupto.”
    (e nem sobrevive… Nac)
    Mantra para próxima eleição: … “participe do processo e vote. Não existe outra forma de melhorarmos o Brasil. Isto pode demorar, mas não temos outra forma de protesto. ”
    Grata, Norma

    Responder

Daí, o que você acha disso ?