Lendas Urbanas : o passado suicida da Apple (via El Bazar de Kowalski)

Outro dia lendo “Little Shop of Suicide”, de Jean Teule,  me deparei com uma outra teoria sobre a origem do logotipo Apple. Muito se tem especulado sobre o significado da maçã mordida. O livro fala de um Alan Turing “, um inglês que teve problemas com a lei por causa de sua homossexualidade e é considerado o pai dos primeiros computadores”. Realça o seu papel-chave na Segunda Guerra Mundial em serviços de criptografia.Com sua equipe, conseguiu decifrar as mensagens criptografadas que os alemães usavam nas máquinas Enigma para se comunicarem.  Nascido em 23 de junho de 1912, na Inglaterra, Alan Mathison Turing  é tido como um dos pais da computação porque foi um dos primeiros a perceber que as máquinas poderiam ser inteligentes. Turing criou um modelo matemático teórico – depois chamado de ‘Máquina de Turing’ – que foi a base da computação moderna.Turing era homossexual, numa época em isso era proibido e considerado doença no Reino Unido. Humilhado em público, para não ser preso aceitou o ‘tratamento’ oferecido: injeções de hormônio feminino, uma castração química. O que, segundo seus biógrafos, levou-o a ingerir cianureto em 7 de junho de 1954.  Mesmo o suicídio não é claro na vida de Turing. Sobre Alan Turing ,”Little Shop of Suicide”  disse que pegou uma maçã mergulhada em cianureto de potássio e colocou-a sobre uma mesa. Então ele pintou um quadro representando-o e depois mordeu a maçã. A verdade é que ele não a comeu toda, talvez até porque apenas uma mordida fez o cianureto agir com bastante rapidez. A teoria é, portanto, que o logotipo da Apple é a maçã de Turing com uma mordida. Outros vão mais longe e se atrevem a garantir que o logotipo da Apple com a bandeira do arco-íris remete, novamente para o matemático Alan Turing. Desta vez por sua condição sexual. Lenda urbana ou não, este é um dos suicidios menos conhecidos, bem como o seu executor.

Centenário

O “Alan Turing Year” (Ano de Alan Turing) tem uma série de eventos programados nos mais diversos lugares do mundo. A coordenação está à cargo do Turing Centenary Advisory Committee. No site www.mathcomp.leeds.ac.uk/turing2012 é possível ver uma lista das exposições, livros, competições e demais atividades que estarão acontecendo este ano.A representante do Brasil é a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) e já estão no site   www.ufrgs.br/alanturingbrasil2012    informações sobre o ciclo de palestras, um concurso de vídeo e outro de criptografia e mais atividades que serão desenvolvidas ao longo deste ano para celebrar a vida, os feitos e a memória de um dos mais brilhantes cientistas do nosso tempo.

Leia mais sobre Alan Turing

Em 2014 foi lançado o filme O Jogo da Imitação (no original em inglês The Imitation Game) ,uma cinebiografia do criptoanalista inglês Alan Turing, vagamente baseado no livro Alan Turing: The Enigma, de Andrew Hodges. Turing, interpretado por Benedict Cumberbatch, liderou um grupo da inteligência britânica na missão de decifrar os códigos da máquina Enigma usada pela Alemanha Nazista durante a Segunda Guerra Mundial, sendo um inovador da ciência da computação. Isso ajudou a salvar milhões de vidas, mas depois ele foi condenado por sua homossexualidade.

Depois de uma licitação disputada por seis estúdios, os direitos de distribuição de O Jogo da Imitação foram adquiridos pela The Weinstein Company por 7 milhões de dólares em fevereiro de 2014, o valor mais alto já pago por direitos de distribuição dos Estados Unidos na Europeu Film Market. O longa teve sua estreia mundial no 41º Telluride Film Festival, em agosto de 2014. Ele também lançado na 39ª Toronto International Film Festival, em setembro, onde ganhou o “Prêmio Escolha Popular de Melhor Filme” , o maior prêmio do festival. Foi lançado no Reino Unido em 14 de novembro, e nos Estados Unidos em 28 de novembro de 2014. Foi muito elogiado pela crítica e um sucesso de bilheteria, faturando US$227 milhões mundialmente. O Jogo da Imitação recebeu indicações para muitos prêmios, vencendo o Oscar de Melhor Roteiro Adaptado. Porém a adaptação foi criticada por excesso de licenças históricas.

Daí, o que você acha disso ?