Farinha pouca, meu pirão primeiro:à mesa com os ribeirinhos

Nesta quinta-feira, 22, às 19h30, em Porto Velho,capital de Rondônia será realizado o lançamento do livro “Farinha Pouca, meu pirão primeiro: à mesa com os Ribeirinhos”, organizado pelas professoras Nair Ferreira Gurgel do Amaral, Neusa dos Santos Tezzari, Iracema Gabler e pela bibliotecária Glória Valladares Granjeiro.

O livro é resultado de pesquisa realizada por alunos e professores pesquisadores do grupo GEAL e ALFAM/UNIR nas comunidades de São Sebastião (margem esquerda do Rio Madeira), do Teotônio e do Bairro Triângulo e consiste em uma coletânea de receitas culinárias regionais escritas por crianças e adultos das comunidades.

Além das receitas, o livro contém fotos dos ingredientes e pratos preparados e notas explicativas de termos característicos da nossa gastronomia. “Este livro é resultado do nosso trabalho nas comunidades ribeirinhas e uma forma de resgatar e valorizar a memória e identidade cultural dessas comunidades”, afirma Nair Gurgel.

O Grupo de Estudos Integrados de Aquisição da Linguagem – GEAL/UNIR e Projeto Alfabetização de Ribeirinhos na Amazônia-ALFAM/UNIR são formados por alunos, ex-alunos e professores da Universidade Federal de Rondônia-UNIR e desenvolvem pesquisas e atividades sobre linguagem, educação, formação de leitores e multiculturalismo, dentre outros, em comunidades ribeirinhas da cidade de Porto Velho.

Daí, o que você acha disso ?