Angella Schilling e Adelina Jacob, na 5ª Bienal Nacional de Gravura Olho Latino

Este slideshow necessita de JavaScript.

Angella Schilling e Adelina Jacob, professora e aluna de xilogravura, foram selecionadas para a 5a Bienal Nacional de Gravura OLHO LATINO, em São Paulo,na cidade de Atibaia. Esta Bienal já é tradicional no meio das Artes Visuais. Ela começou há 10 anos atrás. Sempre com exposições paralelas de gravadores significativos e conceituados no Brasil. É uma ótima oportunidade para o público apreciar a gravura contemporânea e conhecer suas variações , que é considerada nobre pelos especialistas por causa do conhecimento técnico e global que o gravador precisa ter para desenvolver suas obras. A Bienal Nacional de Gravura – OLHO LATINO – tornou-se um dos principais eventos do gênero no país. Depois do juri se reunir durante uma semana, saiu o resultado, onde há duas fortes representantes do Estado de Rondônia. Uma das classificadas, Angela Schilling disse que “ estamos muito felizes por estarmos representando perante o Brasil o estado de Rondônia, num momento em que se faz necessário apontarmos fatos positivos da nossa região” . Schilling também recebeu o Prêmio Olho Latino. A gravura que recebeu o Prêmio Olho Latino  é uma gravura em metal, onde usou as técnicas de água-forte, relevo, água-tinta e ponta seca. São as flores de “Abricó de Macaco”, lindíssimas, flores estas que nascem diretamente do tronco da árvore embelezando a cidade. É uma gravura bastante complexa, pois são usadas 3 matrizes diferentes para compor o resultado final. São meses de pesquisa, desenhos, croquis e execução da gravura. Já Adelina Jacob, artista plástica e aluna muito dedicada nesta nova técnica, foi merecidamente selecionada para esta Bienal. Sua gravura é resultado de pesquisas no campo dos perfumes e flores que vem fazendo há bastante tempo. “ Perfume de Inverno” é uma xilogravura com técnica apurada , sua composição primorosa juntamente com a escolha das cores, devidamente estudas e testadas definem a delicadeza do seu trabalho. Além de mostrar uma composição madura e equilibrada.A gravura é uma técnica exigente, tanto na execução quanto na criação, pois ela pede disciplina e paciência. O resultado é a própria gravura que dita. A 5ª Bienal Nacional de Gravura OLHO LATINO , teve sua abertura no dia 14 de maio e estará aberta para visitação até o dia 25 de junho de 2011.Foram selecionadas 243 obras de 147 artistas de várias regiões do país.

5 ideias sobre “Angella Schilling e Adelina Jacob, na 5ª Bienal Nacional de Gravura Olho Latino

  1. Osman Francisco da Silva

    estou procura Adelina Bezerra de Melo ( nome de solteira) filha Das Dores Bezerra melo. Gostaria de saber se por acaso você é issa pessoa ou a conheci.

    Tel para contato: 011- 3499-1333 Srº Osman ( Subrinho).

    Aguardo respostas ansioso.

    Responder
  2. Wilson

    Realmente parabéns às meninas da gravura, Angella e Adelina. As coisas não caem do céu, é necessário ser persistente e pesquisar. As gravura são excelentes e têm porte técnico, mérito merecido. O trabalho de arte deve sim estar em rede, o artista deve ser articulado em mídia, ser pesquisador e um curioso por excelência. Caso contrário, morre na praia ou se isola. Não estamos mais na era do artista melancólico, que se fecha, que se lamenta.
    É necessário agir. Parabéns.

    Responder
  3. Pingback: Angella Schilling e Adelina Jacob, na 5ª Bienal Nacional de Gravura Olho Latino « Casa da Cultura Ivan Marrocos's Blog

  4. jose

    seria bom que os artistas nos mandaram os anuncios dos eventos e não os artigos deles como vencedores, numa terra donde escondem esses eventos logico que vai ser seleccionado a unica que faz esse tipo de arte. parabens por não comunicar que esteva aconteciendo uma bienal.

    Responder

Daí, o que você acha disso ?