Professores da educação básica : 6 anos para obter formação superior

Relatado pela senadora Fátima Cleide, presidente da Comissão de Educação do Senado, o PLC 280/2009, projeto de autoria do Executivo que dispõe sobre a formação dos profissionais que atuam na educação básica, foi aprovado .

Os atuais professores terão um prazo de seis anos para se adequar à nova regra, que exige formação superior para os novos professores da educação básica.

Segundo a senadora Fátima Cleide ” a versão  relatada permite que os professores com formação de nível médio – na modalidade Normal – que não tenham nível superior, continuem a atuar na educação básica, desde que no prazo de seis anos obtenham diploma universitário. Os professores com curso Normal podem continuar atuando em creches e pré-escolas. O Brasil é muito desigual, e exigir pra já a formação superior para professores ribeirinhos, que estão no meio da floresta, sem condições ainda de dar um salto em sua qualificação, seria muito radical. Dar um prazo para que eles individualmente se preparem e o Estado brasileiro possa ajudá-los nessa formação é o mais correto.”

Com informações da TV Senado

Daí, o que você acha disso ?