Gente que encontrei por ai… Solange Lima e Geraldo Moraes

foto: A. Galindo

foto: A. Galindo

Solange Lima é uma produtora de cinema que  iniciou sua carreira no cinema trabalhando na Truq Cine TV e Vídeo, onde permaneceu até 1996, quando foi convidada para a produção do filme ´Tieta´ de Cacá Diegues e, em seguida, abriu sua própria produtora, a Araçá Azul.  Membro-fundadora e ex-presidente da Associação Baiana de Cinema e Vídeo, Solange Lima é a atual presidente da Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-Metragistas(ABD Nacional), entidade que atua na implantação e fortalecimento de políticas culturais para o audiovisual e está presente nos 27 estados do país.

O gremista Geraldo Moraes é diretor, roteirista e produtor que concentra sua filmografia em temas relacionados à cultura do Centro-Oeste brasileiro, onde se radicou.  Dirigiu os curtas-metragens A semente do pão (1973) e Os mensageiros da aldeia(1976), antes de dedicar-se à realização dos longas-metragens A difícil viagem (1980),C írculo de fogo (1990) e No coração dos deuses (1999). Foi também professor de cinema da Universidade de Brasília, onde ajudou a criar o Centro de Produção Audiovisual.  Foi Secretário Nacional do Audiovisual do Ministério da Cultura, durante a gestão de Antônio Houaiss, quando contribuiu para a administração do Prêmio Resgate do Cinema Brasileiro e participou da regulamentação da Lei do Audiovisual. Em 2003, foi eleito presidente do Congresso Brasileiro de Cinema, o CBC.

Os dois estão em Porto Velho, Rondônia participando do 1º CurtAmazônia vivendo um pouco o clima quente e úmido da nossa equatorial Amazônia.

4 ideias sobre “Gente que encontrei por ai… Solange Lima e Geraldo Moraes

  1. Pingback: Cinema brasileiro perde cineasta gaúcho-brasiliense Geraldo Moraes aos 78 anos | Beto Bertagna a 24 quadros

  2. airton caminha gonçalves junior

    tenho uma grande amiga atropóloga e profa. da UERJ, que gostaria muito de poder discutir o filme do geraldo ” A Difícil Viagem ” (83) com seus alunos.
    Tenho encontrado muitas dificuldades para encontrar o filme. Vc saberia como ajudar?

    Responder
    1. SOLANGE SOUZA LIMA MORAES

      Nossa só agora vi esse mensagem, Justo agora que o Gê partiu.
      Aqui é Solange Lima, esposa do Geraldo.
      Temos o filme em DVD e o MAN no RJ tem em película, não sei se ajuda mais pois já se passaram 6 anos.
      De qualquer forma fica aqui a dica.
      Abs,
      Solange Souza Lima Moraes

      Responder

Daí, o que você acha disso ?