Monte Roraima : Aventura com segurança

Nos últimos dias, este blog publicou uma série de posts sobre o Monte Roraima. Mas como ir lá ?

Tem que ir de avião até Boa Vista capital do estado de Roraima. A partir de Boa Vista são necessárias 2,5h de estrada pela BR 174 até Santa Elena de Uairén, totalmente asfaltada. Depois mais 68 km até a entrada da vicinal que conduz à comunidade indígena de Paraitepuy, localizada no Parque Nacional Gran Sabana.

A melhor época é no período menos chuvoso, que compreende outubro a abril, mas cada ano é muito singular. Melhor contatar a agência antecipadamente para saber as condições climáticas da região, que é muito particular. Nesse período sugerido as trilhas são menos escorregadias, a travessia de alguns rios é menos complicada e há um pouco mais de “conforto” nos acampamentos. As viagens nos outros períodos representam uma aventura maior, compensada também pelo espetáculo das cachoeiras mais densas. A temperatura na base oscila em torno dos 20 graus, e no topo fica por volta de zero grau à noite.

É indispensável um completo equipamento para trilha. Deve-se lembrar que são, pelo menos, seis dias de caminhadas longe da civilização, sem nenhum contato com o mundo urbano. Portanto, não pode faltar nada. Quanto à alimentação, recomenda-se levar um pouco acima da previsão do grupo, pois os indígenas nem sempre respondem por suas provisões. A lista destes itens pode ser fornecida pelo responsável que organiza a viagem.

O acesso ao Monte Roraima é possível a todas as pessoas (via trekking ou mesmo de helicóptero), mas é preciso ter consciência de que a realidade da caminhada é difícil e cansativa, anda-se muito em terrenos acidentados, um sobe-desce sem parar, e o desgaste físico é extenuante. Por isso a elaboração de um bom roteiro e uma boa orientação por parte dos responsáveis pela organização faz a diferença. E lembre-se: o rigor na fiscalização da fronteira depende muito do humor dos plantonistas. O passaporte é importante, exige-se a vacina contra febre amarela.  Não é necessário visto de entrada, ele é concedido na fronteira.

Para outras informações ligue para o Magno, da Roraima Adventure, no fone (95) 3624 9611 ou mande um e-mail para magno@roraima-brasil.com.br. O site é www.roraima-brasil.com.br

Uma ideia sobre “Monte Roraima : Aventura com segurança

  1. Alessandra

    Boa tarde, Beto. Gostaria de entrar em contato com você para um convite de um projeto que estou realizando em uma produtora carioca. Poderia por favor me passar seu email/telefone?

    Obrigada,
    Alessandra

    Responder

Daí, o que você acha disso ?