Livros que ajudam a entender Rondônia – 3 Arqueologia Brasileira

O público leitor, geralmente, tem sua atenção voltada para a arqueologia quando esta revela mistérios da pré- história marcados por uma aura de maravilhoso ou grandioso. Talvez a relativa proximidade do Brasil com as grandes civilizações pré-colombianas, cujos monumentos testemunham a grandiosidade de suas realizações, tenha deixado num plano de menor importância a preocupação com nossa pré-história. Um dos objetivos deste livro é o de demonstrar que a pré-história brasileira merece todo nosso interesse e que tem importância no quadro mundial da arqueologia.  Os habitantes pré-históricos do Brasil deixaram o exemplo de uma peculiar adaptação às condições do meio ambiente, adaptação que se por um lado garantiu sua sobrevivência, por outro lado não lhes abriu caminho para a alternativa seguida nos outros territórios da região, como no Peru, por exemplos.Os vestígios deixados pelos indígenas pré-cabralinos mostram que alguns deles chegaram a alcançar um elevado nível de complexidade social, uma refinada excelência artística, em síntese, uma cultura rica e diversificada.
Este livro se inicia com um histórico das pesquisas arqueológicas no Brasil, que é seguido do estudo das condições naturais em que se realizam as pesquisas  arqueológicas. O cerne do texto é  formado pelo estudo das diversas culturas  arqueológicas, com base nas  pesquisas mais recentes. O livro termina  com algumas reflexões sobre o papel  da pré-história nas ciências do homem. Ao se aproximar o quinto centenário da chegada do primeiro europeu a território americano, quando se iniciou o processo, essencialmente violento, de ruptura das culturas já existentes na região, a leitura deste livro certamente  será oportuna para todos quantos se  interessam pelo conhecimento de nosso  processo histórico, do qual fazem parte,  de modo irretorquível, nossos ancestrais  pré-cabralinos.
Esta obra destina-se não só ao grande  público, mas também a estudantes e professores da área das ciências humanas. O autor é professor do Setor de Arqueologia  da Universidade Federal de Minas Gerais. Todas as ilustrações do livro são de sua autoria.

Daí, o que você acha disso ?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.