Pirarucu do Madeira ! Diplomatas vence e é bi em Porto Velho

Os internautas acertaram o resultado da enquete feita por este site, e cravaram a Diplomatas do Samba como a provável vencedora do Carnaval 2010 em Porto Velho. E não deu outra. Com o resultado, a cinquentenária escola é bi-campeã do Carnaval de Porto Velho.

A escola nasceu em 4 de novembro de 1958 com o nome de Prova de Fogo, tendo Tário de Almeida Café como seu primeiro presidente.

Por sugestão do sambista paraense Bizigudo, adotou-se o nome Universidade dos Diplomatas do Samba depos reduzido para Os Diplomatas do Samba.

De sua fundação até 1970 a escola venceu todos os títulos do carnaval de rua de Porto Velho. Na década de 1970 a sua hegemonia foi quebrada pela Pobres do Caiari. Os Diplomatas, entretanto, voltaram a vencer em 1975, 1976, 1977, 1984, 1987, 1980 e 1997. Os Diplomatas também foi a escola que ganhou o primeiro título do carnaval de rua de Rondônia em 1982.

Além dos títulos já citados ganhou os seguintes carnavais: 1984, 1987, 1990, 1997 e 2009. E agora em 2010 , sagra-se bicampeã ! Valeu Diplomatas !

Veja a classificação oficial :

1. Diplomatas 186,2 pts Escute aqui o samba da Diplomatas.
2. Asfaltão 182,8 pts Samba enredo do G.R.E.S. Asfaltão
3. São João Batista 180,7 pts Samba enredo da S. J. Batista
4. Radio Farol 156 pts Samba enredo da Rádio Farol
5. Armario 178,1 pts Samba enredo da Armário Grande
6. Imperio 151,6 pts Samba enredo da Império do Samba

Resultado da Enquete feita pelo site www.betobertagna.com, no período que antecedeu o carnaval  e encerrada na terça-feira, dia 16, às 12:00 hs

Prá quem já caiu, se recuperou, chacoalhou as asas e ainda vai cair na gandaia nestes dias momescos aqui vai um roteiro sem GPS, sem bússola, azimuth quebrado, sem trena, sem régua, sem relógio de pulso, de bolso, de parede, sem cuco,  de onde tem batuque, tamborim e mulheres(homens) bonitas(os) e diversos genéricos e assemelhados. Convém conferir o produto, a origem e a sua validade. Alguns tem que ser descartados na quarta-feira de cinzas, porque podem fazer mal à saúde e provocar graves e desagradáveis efeitos colaterais.
Aos voadores, os radares foram desligados e a biruta foi recolhida. O vôo agora é visual, meu irmão e a frequëncia do rádio é incerta !

Fotos da  Banda do Vai Quem Quer,  by Sérgio Ramos

Dias de desfile dos blocos :

Dia 16 , na terça de carnaval , saem :

Pirarucu do Madeira( Duque Caxias/ Rogério Weber/ P. Machado/ Joaquim Nabuco/ Carlos Gomes/ R.  Weber/ D. Caxias)

Porto Fla( Pinheiro Machado/ Tenreiro Aranha/ Carlos Gomes/ Rogério Weber/ Pinheiro Machado.)

Bloco ARERÊ & CIA, ( circuito P. Machado/ Joaquim Nabuco/ Carlos Gomes/ Rogério Weber/ P. Machado )

Bloco JAMAICA,Rua José Amador dos Reis e Plácido de Castro

CARNALESTE, com circuito na José Amador dos Reis e Plácido de Castro

Escolas de Samba de Porto Velho e as letras dos sambas :

Unidos da Rádio Farol (clique e faça o download em word das letras dos sambasA LENDA DAS BRUXAS, NO IMAGINÁRIO POPULAR ”  , autor: Carlinhos Maracanã, samba: Carlinhos Maracanã , intérpretes: Felipe e Moisés.

Acadêmicos do Armário Grande , com o tema ” SOU PÉROLA DO MAMORÉ, MUITO PRAZER SOU GUAJARÁ-MIRIM., autor: Antônio Cândido,  samba: Torrado e intérprete: Torrado) Fotos do desfile da Armário AQUI

Diplomatas do Samba, com o samba ” O TEMPO E A VIDA NAS ASAS DA ASTROLOGIA ” , de autoria de Dulce, samba: Carlinhos Maracanã e intérprete: Júnior.

Escola de Samba Imperio,com o tema ” LENDAS E MISTÉRIOS DA AMAZÔNIA “, autor: Jorge Macumba, samba: Jorge Macumba e Audízio e intérprete: Audízio   Confira fotos do desfile AQUI

Acadêmicos do São João Batista com o samba ” PAZ PARA O MUNDO VEM DA ENERGIA DOS ORIXÁS ” , autor: Élcio, Samba: Mávilo Melo, Walcy e Banana Split  intérprete: Banana Split.

Asfaltão, que traz no samba o tema ” SOU CABOCLO BEIRADEIRO, FILHO DESTE CHÃO, PORTO VELHO É MEU ORGULHO É MINHA PAIXÃO ” , de autoria de Eduardo Dias, samba: Toninho Tavernard e Eduardo Tavernard , intérprete: Marcelo Luna.

Os resultados das escolas campeãs do Carnaval 2010 serão conhecidos na terça-feira, dia 16.

Integrantes da primeira Escola de Samba de Porto Velho, a “Deixa Falar”, fundada por Bola Sete e outros moradores na década de 40. Extraído do imprescindível livro “Revelando Porto Velho”, do fotógrafo e documentarista Luiz Brito.

27 ideias sobre “Pirarucu do Madeira ! Diplomatas vence e é bi em Porto Velho

  1. Silvio Pullig

    Oi Beto!!! Muito bom te encontrar por aqui e desta vez não como roqueiro (lembra dos Nômades?)pois agora tbém(??????) sou folião e debutei pela Diplomatas e eu acho que a gente vai ganhar pois estava muito lindo e a gente arrepiou na avenida.
    Agradeçoà Deus por nossa terra ter uma pessoa tão bacana e ter você como amigo.
    Que a gente chegue aos tantos e tantos anos ouvindo/tocando/cantando/sambando/pulando semprenesta amizade e alegria em bem viber.
    Um abraço fraterno.

    Responder
  2. Golby Pullig

    Oi Beto, sou de Porto Velho, mas moro no AC há 17 anos. Meu pai era do Bloco da Cobra, um grupo de maçons que saía pintado de preto com uma cobra de lona, lembra? Será que encontro fotos dessa “marmota”…? rs..rs..
    Abraços.

    Responder
    1. bertagna

      Caro Golby, lembrar eu lembro, pq uma vez eu saí no bloco Improvisados do Armário Grande , qdo ainda era bloco e saía da oficina do Mucura ali na Calama e cruzamos com o Bloco da Cobra, vc deve imaginar a zorra… O carnaval ainda era na Av. Farqhuar. A foto que eu não consegui ainda, se vc conseguir será um prazer divulgar neste humilde blog. Bom carnaval !

      Responder
  3. Aline

    “Eu não vou, vão me levando vão me empurrando desse jeito eu tenho q ir, se esbarro em um se piso em outro vcs vão me desculpando, eu não vou vão me levando na banda!!!” Minha marchinha preferida da banda;
    Esse ano por força maior (meu fofo, cheiroso, gostoso Tiago) não vou nem vão me levar na Banda…. Qm sabe Rio Kaiari no Domingo só pra não perder a tradição…
    Mas pra minha irmãzinha Mônica sugiro um pouquinho de moderação, afinal vc tem um filho pra criar, kkkkk, Vê lá, não deixe q a marchinha acima subir à cabeça, kkkkk

    Responder
      1. Mônica

        Amados, como vcs estão exaustos de saber, minha animação e meu juízo andam de mãos dadas. Sempre!

        Responder
        1. Aline

          kkkkk, essa é pra rir, essa garota nunca teve juízo, imagine depois de umas e outras, kkk!!! Ultra fictício e inverossímil!!! kkkk
          Valeu Beto por divulgar meu blog!!!

        2. Mônica

          Vcs me amam, cara! E sabem muito bem que juízo não me falta. Nem animação. Já o samba no pé… dá pro gasto. E vamo que vamo.

  4. carlos mettal

    acho que não sou bom sujeito ou talvez seja ruim do pé…acho que deve ser isso…nada de carnaval em meu ser indizível. Parabenizo vc BB pelo apoio e o desenvolvimento da cultura com as suas informações relevantes e históricas sobre a nossa história, além do papel importante à frente do IPHAN…muita sorte e confetes serpenteando no ar da folia e dos foliões pacíficos.

    Responder
  5. Mônica

    Beto, já estou fazendo uma seleção criteriosa dos meus favoritos. A começar pelo Manelão, meu folião dileto.
    Já estou te chamando, porque pretendo beber sem moderação.
    bj.

    Responder
      1. Mônica

        Nesta época eu não fazia nem sombra ainda, rapá! rs
        Bom, precisamos acertar a concentração (bat-local, bat-horário, bat-churrasco… o básico)

        Responder

Daí, o que você acha disso ?